quinta-feira, 28 de junho de 2012

Agenda


Muita gente confirmando presença pro sabadão. Será um grande encontro de amig@s e amantes do samba.
Ouçam essa beleza de canção gravada em 69 pelo Jorginho do Pandeiro e que também compõe o repertório do Timbó:
Canto do morro (Juarez, Luiz Alberto)

Até sábado!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Agenda













Com muita alegria anunciamos o início dessa parceria com o Bar Cênico.
Apareçam! Será um sábado especial...
Convidado de honra: Carlão do Peruche

Salve Timbó na Barra Funda!



sábado, 23 de junho de 2012

Timbó


GRUPO TIMBÓ apresenta o show: PRESENTE DO SAMBA PAULISTA
 O Grupo Timbó foi formado no mês de julho de 2010 a partir da iniciativa de Jorge Ribeiro ou Jorginho do Pandeiro, que conseguiu reunir na mesma roda de samba, grandes personagens da velha guarda do Samba Paulista. 
Jorge, esse  importante personagem da cena musical paulistana nas décadas de 60 e 70,  iniciou sua trajetória como ritmista do Cordão do Vai Vai na década de 50, ainda adolescente. Em 1954, migrou em companhia do lendário Pato N`água para a Agremiação Garotos do Itaim, onde foram Campeões do Carnaval  no IV Centenário da Cidade de São Paulo. A partir daí, mesmo com uma vida cheia de percalços, através de sua extrema habilidade no batuque conseguiu fazer partes de Grupos como Trio Pagão e Acadêmicos da Paulicéia. Nesse último, alcançou o auge de sua carreira, apresentando-se semanalmente na TV Record e realizando turnês nacionais e internacionais.
Disputou na década de 70 o titulo de Cidadão Samba de SP com Oswaldinho da Cuíca e ficou em segundo lugar, numa final em campo o tanto quanto “desfavorável”, realizada na Quadra do Vai Vai.
Fundou e foi mestre de bateria da Escola de Samba União Penapolense, formada no interior de São Paulo e que contava com trabalhadores rurais da cana-de-açucar como ritmistas. Posteriormente, experimentou um período comum a sambistas da sua geração, de certo ostracismo e desilusão com a carreira artística, que chega ao fim justamente com a formação do grupo Timbó.
No tradicional reduto de bambas da Rua General Osório, bairro da Luz no centro de São Paulo, Jorginho encontrou Odair, Ricardo, Osmar, Paulo e  Rui. Todos com trajetórias como a de Jorginho, carregando partes significativas da história do samba em SP a buscar um reencontro com a música. Passaram a se reunir todas as sextas naquele solo sagrado, sempre com a companhia de grandes parceiros à cada nova roda.
Trazem em seu repertório um conjunto de sambas pouco conhecidos ou até nunca gravados, como também grandes clássicos de compositores renomados. Possuem a característica de conjunto vocal e contam com violão, banjo, cavaco, surdo, rebolo, repique, pandeiro, bateria.
De 2010 a 2011, todas as sextas, essa roda de samba se estabeleceu com grande sucesso na General Osório e o grupo passou a se apresentar em outros bairros como o Bixiga, Casa Verde, Freguesia do Ó e Santa Cecília. Atualmente, o grupo pretende apresentar o show “Presente do Samba Paulista” baseado no repertório descrito acima e contando com a participação de convidados especiais como Aírton Santa Maria, Carlão do Peruche entre outros. Através dessas apresentações pretende preparar a gravação de um disco com composições inéditas, e um documentário sobre a história desses personagens no Samba de São Paulo.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Grandes Momentos do Carnaval


Verde que te quero rosa/ semente viva do samba (1983)
Mangueira é, um canto de fé...
Dá gosto comentar os sambas de 1983! O samba da Mangueira possui uma melodia clássica e lírica que é a cara da verde-e-rosa. A homenagem à Cartola no samba é emocionante. A parte "Desperta Cartola/Vem pra avenida/Se a Mangueira é uma porta aberta/Você é a razão da sua vida/Você plantou, viu germinar/E a semente cresceu formosa/Deu Mangueira verde de manga-rosa" é um primor, deve ter levado os mangueirenses às lágrimas devido ao elevadíssimo teor de emoção que este trecho carrega.  (Mestre Maciel, no fantástico site sambariocarnaval.com)


 Compositores: (Heraldo Faria, Flavinho Machado e Geraldo das Neves)

Hoje não tem Timbó

Semana cheia!!!!
A crise econômica na Europa fica cada vez pior (será que ela não vem?), A Rio +20 foi uma farsa, Golpe de Estado no Paraguai, Lula e Maluf, Greves, CPI, Esquadrões da Morte, Conflitos por terra ...
Sem contar o sufoco diário nos coletivos lotados e atrasados, no trânsito, na enchente ou no calor sufocante.

Os Corinthianos conseguiram ter alguma boa notícia, mas no geral a vida não está fácil. Aliás, quando foi que esteve?

E pra completar, infelizmente não teremos Timbó hoje, o nosso Sagrado Samba onde tentamos recuperar nossas energias para encarar o mundão.
Estaremos de volta na semana que vem.
 

Não deixem de visitar o blog: praquemgostadebar.blogspot.com organizado pela querida amiga Letícia. Hoje não tem Timbó, mas tem Peixe Frito a la Neymar lá na Comunidade Jabuti!


Saudações !!!!

Música: Hei de ver - Disco: Acadêmicos da Paulicéia (1969)
Compositor: Maria Benedita, Mara e Nelsinho
Voz: Jorginho do Pandeiro

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Hoje tem Timbó!


Venha hoje, tem samba do bom.
19:00hs, na rua General Osório, número 41!

Deixe o dia 7 de julho reservado na sua agenda.
Haverá um festão!!! aguarde...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Grandes Momentos do Carnaval

Um dos mais famosos sambas-enredo de todos os tempos, composto por Ivo, Paulinho e Lula. Sem sombra de dúvida facilitou a vida da verde-e-rosa na briga pelo título, por sinal conquistado. Quem não conhece seu refrão principal "Tem xinxim e acarajé/Tamborim e samba no pé"? Sem dúvida, uma obra-prima de samba, de melodia encantadora e envolvente. Jóia o início com o alusivo "Não estou aqui pra brincadeira/Quero lhe dizer que sou Mangueira", que também marcaria presença no álbum de 1993. Um detalhe curioso: pela primeira vez, Jamelão participava de um disco de samba-enredo. José Bispo Clementino dos Santos, até então, era proibido de gravar os sambas da Mangueira nos discos oficiais devido a um cláusula no contrato de sua gravadora, a Continental. Por isso que, nos anos anteriores, quem cantavam os sambas mangueirenses no disco eram nomes como Jurandir, Dirceu, Beth Carvalho, Flavinho Machado, Sobrinho, Conjunto Nosso Samba, entre outros. Jamelão, a partir de 1986, não estava mais restrito apenas à avenida. (Mestre Maciel).- extraído do site: sambariocarnaval.com

Flagras

Sr Carlão do Peruche, grande parceiro do Timbó, cantando com Grupo Madeira de Lei na 13 de maio (Bixiga).
Contando a curiosa história do marido da nega Neneca ...
Partido do bom.
Viva o Samba Paulista!
Revire os arquivos do blog. Vem muito mais por aí.
Sexta tem Timbó: 19hs, na Rua General Osório!


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sexta tem Timbó



Rua General Osório, 141 - Bar do Mané (Valderi) em frente à Contemporânea, ao lado da Redenção...
às 19:00hs.

*o vídeo é de celular, e só pegou o aquecimento...