quarta-feira, 30 de maio de 2012

Grandes Momentos do Carnaval

Império Serrano 1982. A Sapucaí ainda nem era "Sambodrómo" ...
Mesmo assim, Aluísio Machado e Beto Sem Braço, a lendária dupla de compositores soltou a bomba: Super Escolas de Samba S/A!

Leiam o trecho de uma bela resenha sobre este samba, encontrada no maravilhoso site SAMBARIO (o site dos sambas enredo):
"Embora a crítica na letra esteja presente em apenas quatro versos, ela marcou de maneira a citarmos como exemplo até hoje o inconformismo de muita gente com o fato do sambista e as pessoas da comunidade terem ficado em segundo plano para enfatizar as alegorias luxuosas (as super-alegorias), artistas e turistas burgueses que sequer sabem cantar o refrão do samba e, sobretudo, o fato emergente na época, mas já evidente, de que as escolas de samba priorizavam os ganhos financeiros, nem que tivesse que desprezar o melhor samba cantado nas eliminatórias ou um enredo mais rico e qualificado (isso hoje com a contemporânea necessidade de enredos patrocinados). Eram as Super Escolas de Samba S/A, do tipo que havia afastado para sempre o mangueirense Cartola por aquilo parecer desfile militar segundo suas palavras, da mesma laia que proibira Ismael Silva, o fundador da primeira escola, de ver os desfiles por não ter dinheiro para comprar o ingresso. Era a primeira crítica pública do novo estilo das escolas de samba, que para muitos, fora obra do luxo Joãosinho Trinta e do dinheiro do bicheiro Anísio da Beija-Flor. Voltando a falar de Ismael, fora ele quem inspirou o nome do enredo campeão da Império Serrano em 1982. Ele balbuciara, em uma entrevista a Sérgio Cabral, o "Bumbum Paticumbum Prugurundum" numa forma de executar o som da bateria através da boca. O restante da letra conta um pouco da história do carnaval, como se estabilizou o seu formato no Brasil, e ela a descreve numa evolução verso a verso até chegar em 1982 com as Super Escolas de Samba S/A, super-alegorias que escondiam gente bamba numa grande covardia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário