sábado, 23 de junho de 2012

Timbó


GRUPO TIMBÓ apresenta o show: PRESENTE DO SAMBA PAULISTA
 O Grupo Timbó foi formado no mês de julho de 2010 a partir da iniciativa de Jorge Ribeiro ou Jorginho do Pandeiro, que conseguiu reunir na mesma roda de samba, grandes personagens da velha guarda do Samba Paulista. 
Jorge, esse  importante personagem da cena musical paulistana nas décadas de 60 e 70,  iniciou sua trajetória como ritmista do Cordão do Vai Vai na década de 50, ainda adolescente. Em 1954, migrou em companhia do lendário Pato N`água para a Agremiação Garotos do Itaim, onde foram Campeões do Carnaval  no IV Centenário da Cidade de São Paulo. A partir daí, mesmo com uma vida cheia de percalços, através de sua extrema habilidade no batuque conseguiu fazer partes de Grupos como Trio Pagão e Acadêmicos da Paulicéia. Nesse último, alcançou o auge de sua carreira, apresentando-se semanalmente na TV Record e realizando turnês nacionais e internacionais.
Disputou na década de 70 o titulo de Cidadão Samba de SP com Oswaldinho da Cuíca e ficou em segundo lugar, numa final em campo o tanto quanto “desfavorável”, realizada na Quadra do Vai Vai.
Fundou e foi mestre de bateria da Escola de Samba União Penapolense, formada no interior de São Paulo e que contava com trabalhadores rurais da cana-de-açucar como ritmistas. Posteriormente, experimentou um período comum a sambistas da sua geração, de certo ostracismo e desilusão com a carreira artística, que chega ao fim justamente com a formação do grupo Timbó.
No tradicional reduto de bambas da Rua General Osório, bairro da Luz no centro de São Paulo, Jorginho encontrou Odair, Ricardo, Osmar, Paulo e  Rui. Todos com trajetórias como a de Jorginho, carregando partes significativas da história do samba em SP a buscar um reencontro com a música. Passaram a se reunir todas as sextas naquele solo sagrado, sempre com a companhia de grandes parceiros à cada nova roda.
Trazem em seu repertório um conjunto de sambas pouco conhecidos ou até nunca gravados, como também grandes clássicos de compositores renomados. Possuem a característica de conjunto vocal e contam com violão, banjo, cavaco, surdo, rebolo, repique, pandeiro, bateria.
De 2010 a 2011, todas as sextas, essa roda de samba se estabeleceu com grande sucesso na General Osório e o grupo passou a se apresentar em outros bairros como o Bixiga, Casa Verde, Freguesia do Ó e Santa Cecília. Atualmente, o grupo pretende apresentar o show “Presente do Samba Paulista” baseado no repertório descrito acima e contando com a participação de convidados especiais como Aírton Santa Maria, Carlão do Peruche entre outros. Através dessas apresentações pretende preparar a gravação de um disco com composições inéditas, e um documentário sobre a história desses personagens no Samba de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário